terça-feira, 8 de novembro de 2011

CONGONHAS (DIA 14)

Ganhamos uma caroninha da Suzan para Congonhas, cidade histórica e muito importante de MG que fica a 25km de Conselheiro Lafaiete. A parte histórica da cidade fica no ponto mais alto da cidade, que é só ladeira. Mas graças a carona, descemos no pico, bem no point do acervo cultural ao ar livre!

A entrada da cidade não é muito bonita porque todas as construções, carros, ruas e tudo mais, ficam sujos devido ao resíduo de minério de ferro que vem das áreas exploradas ali perto. A crescente exploração do minério no local está causando vários danos à cidade, infelizmente. Ainda mais a cidade que foi tida como cartão postal do estado de Minas Gerais.


Chegando lá em cima é uma beleza! Visitamos a Igreja de Bom Jesus de Matosinhos (por fora, já que segunda ela não abre... =/ ) e os 12 profetas esculpidos em pedra sabão por Aleijadinho. Visitamos a Sala dos Milagres, que fica ao lado da Igreja, onde os devotos deixam fotos, pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas. Tinha agradecimento de 1700 e tantos!


Descemos um pouco e fomos visitando as capelas com as esculturas talhadas em cedro, também por Aleijadinho, que retratavam a vida de Jesus.

Achamos tudo lindo e fomos descendo as ladeiras, até que encontramos o Museu da Imagem e da Memória e o guia de museu mais engraçado, empolgado e musical que conheci! Renato Cunha, que fala pelos cotovelos e se diz tímido, deu outra graça a tudo que havíamos visto. Depois que nos contou tudo sobre a cidade (tudo mesmo! Ficamos mais tempo conversando com ele do que visitando Congonhas! rs) tivemos que voltar e ver tudo novamente.


Ele nos falou sobre muita coisa da cidade. Então vou destacar o que mais nos chamou atenção. A primeira das coisas foi sobre a história de Zé Arigó. Morador da cidade, que não havia nem completado o então primário, era médium. A partir de 1950 aproximadamente ficou conhecido por servir de instrumento para que Dr. Adolf Fritz, médico durante Primeira Guerra Mundial, em espírito, desse consultas, receitasse e até operasse se necessário os doentes. Mostrou-nos as facas e canivetes que usava nas operações sem derramar uma gotinha de sangue do paciente! A fama de Zé Arigó foi até os EUA! Ele chegou a ser preso no presídio em Conselheiro Lafaiete por exercício ilegal da medicina, mas foi solto por indulto de Juscelino Kubtischek. Que chique, né? rs


Contou-nos que Aleijadinho fez os profetas em pedra sabão com perfeição. E que os fez para simbolizar na verdade os doze Inconfidentes Mineiros. Colocou-os no ponto mais alto da cidade com a permissão dos portugueses, pois disse que tratar-se dos profetas. Nas capelas, esculpiu a trajetória da Paixão de Cristo em cedro, madeira que não dá cupim. E numa das capelas, na cena em que Jesus carrega a cruz, além de Maria, há uma moça com um bebê no colo que assiste a tudo. Essa seria a namorada de um Inconfidente que foi exilado e teve que deixar seu grande amor aqui, sem saber que ela esperava um filho dele.  Então Aleijadinho perguntou a moça se poderia eternizar o amor deles na história e ela aceitou.


Nessas mesmas capelas, as esculturas dos romanos usam botas ao invés de sandálias romanas. Aleijadinho teve a intenção de fazer menção aos portugueses. Falou também da imagem do rosto de Jesus que pode ser vista no detalhe de um anjinho acima da porta principal da Igreja. Muito louco! Aleijadinho fez o que bem entendia em Congonhas! rs Que bom!


Renato nos contou da Romaria, que era onde os romeiros passavam a noite quando iam pagar as promessas. Haviam quartos para as famílias de romeiros. Hoje é aberta a visitação, tem shows e museus lá.


Enquanto ouvíamos a história, ouvíamos muita música e piadas também! rs Quando forem a Congonhas, procurem o Renato! Ele sabe das coisas.


Na volta pegamos um ônibus até a rodoviária da cidade (o valor da passagem é de R$2,10), que é um pouquinho afastada (mas nada que não dê para fazer a pé) e depois outro para Lafaiete custando R$4,60. Nesse último, levamos uns 30min de viagem.


Enfim, é muito bom fazer parte da história! E entender tudo que se vê, unir os fatos ao que se aprende na escola...rs

Beijinhos! Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Garotas

    Falou de obras de arte, falou de Aleijadinho. Em Congonhas, estão algumas de suas maiores obras. Parabéns. Pena não poderem ver o interior. Eu já cortei as unhas do pé e o cabelo para aparecer no blog, kákáká... Onalrar

    ResponderExcluir
  2. Ao menos viram de pertinho esse patrimônio da humanidade. Gostaria de ter visto as cenas da Paixão de Cristo esculpidas em cedro brasileiro e policromia.

    ResponderExcluir