quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BONITO (DIA 46)

Acordamos cedinho na sexta porque o Márcio já tinha agendado o passeio da Gruta do Lago Azul para a gente, assim como pedimos no dia anterior. Tomamos café rapidinho e às 7 da manhã a van chegou para nos buscar. Para ir lá, conseguimos um transporte compartilhado que saiu por R$20 para cada uma de nós (já incluídas a ida e a volta, é claro). A gruta fica a 20 quilômetros do centro de Bonito e é obrigatório o uso de tênis para fazer o passeio (ou sapato fechado, eu acho).

Na nossa van não tinha muita gente, creio que somente 8 pessoas: um casal carioca, mãe e filha paulistas, um outro paulista maior gente boa, um motorista bonitense muito maneiro e nós. Foi muito legal porque fomos conversando com o pessoal, que já tinha feito vários passeios. Pelo caminho mesmo, nos disseram que o passeio do buraco das araras (um dos que queríamos fazer) nem era tããão legal assim, que só se via as araras de longe e que valia a pena apenas pela formação existente lá: algo parecido com um canyon. Disseram também que a flutuação no Rio da Prata era imperdível, confirmando a conclusão que já tínhamos chegado com as nossas pesquisas. Nós duas precisávamos obter o máximo de informações possíveis, porque não estávamos com muita grana para fazer todos os passeios. Queríamos fazer apenas os melhores e os mais diferentes daquilo ao qual estávamos acostumadas. Conversar com as pessoas foi realmente muito útil!

Antes da Gruta do Lago Azul, passamos também na Gruta de São Miguel, mas como nosso orçamento estava apertado (aliás, ele vive apertado! rs) e já tínhamos visitado grutas fantásticas na nossa viagem, decidimos não gastar mais um pouco para conhecê-la.

Ficamos apenas ali na área de receptivo aos visitantes. Andamos por uma ponte que balançava à beça e ficamos virando cambalhotas na grama!!! rs

Sim, eu sei que vocês podem estar pensando “mas já estavam ali, por que já não visitaram logo?”. Eu também pensei isso, mas vou falar uma coisa a vocês: só quando você está na pele de um mochileiro é que você entende o valor de cada centavo! Sério! Fazia muito tempo na minha vida que eu não passava tantas vontades! Às vezes dá vontade de comer uma coisa gostosa e não podemos, ou de entrar nessa gruta, por exemplo, e, mais uma vez, não podemos. Não é que não possamos, até podemos, mas aí teríamos que deixar de fazer outra coisa depois, o que pode vir a ser mais doloroso ainda. Enfim, passamos alguns apertos, passamos algumas vontades, mas acho que nunca me senti tão realizada numa viagem como estou me sentindo nessa! Passamos por vários perrengues e continuo me sentindo feliz!!! Todos os dias!!! Estamos na estrada há quase 2 meses, mas me parece apenas uma semana! Está tudo tão bom! Já vi tanta coisa diferente, já conheci tanta gente excepcional, já ouvi tanta música, já provei tanta comida... Coisas que eu nunca imaginei que um dia veria, conheceria, escutaria ou comeria! Estamos ainda no início da nossa aventura e já sinto que vivi tanta coisa!!! Tomara que tudo continue com essa intensidade!

Bem, mas voltando à Gruta do Lago Azul...

Chegamos lá em mais ou menos meia hora e logo começamos nosso passeio. Colocamos nossos super capacetes protetores de miolos (a Monique nem precisava de um! rs) e partimos em direção à gruta com a nossa guia Taís, um amor de pessoa!

Ela foi nos explicando como se deu a formação da gruta e disse que há um horário do dia que o sol incide nas águas azuis da gruta e aquilo ali se torna um espetáculo! Infelizmente não conseguimos pegar esse horário, porque nessa época do ano, isso acontece por volta das 7 da manhã. Mas mesmo sem o sol batendo na água, já consideramos um verdadeiro show da natureza aquela gruta esplêndida!

A água cristalina e azulzinha no fundo da gruta a torna realmente espetacular! E imperdível!!!

E a vontade que dá de entrar naquela água... Ai ai ai... Mas nada disso! Nem pensar! É proibido desde 1992!!! Que pena... Bem, pelo menos mantém o lugar preservado para todos. Mas que eu morri de inveja da Taís quando ela disse que já tinha chegado a nadar ali, ah, isso eu confesso. Inveja dela e de todos os sortudos que tiveram a chance de conhecer esse lugar antes de 1992!!! rs

Mas não importa. Podendo nadar ou não, a gruta é de fazer o queixo cair. A Monique disse que se sentiu dentro de um santuário. Disse que parecia que as fadas iam voar ao seu redor e que os gnomos iam abraçá-la e aí eu disse para ela acordar! rs Quem não a conhece até acha que é usuária de marijuana! Ahhahahahaha!!! Mas ela diz que apenas tiene poesía en el corazón!!! Ahahahahaha!!!

Depois do passeio, voltamos para a pousada e pedimos para agendarem um passeio para a Barra do Sucuri de tarde. Esse passeio consiste numa flutuação pelo rio Sucuri. Fomos almoçar ali pertinho da pousada mesmo (pagamos R$12 cada uma para comer a vontade) e, quando voltamos, tudo já estava confirmado. O único problema é que não havia transporte compartilhado para lá nesse dia, então tivemos que pagar a um taxista mesmo. Como já disse no post anterior, pagamos R$70 para que ele nos levasse e nos trouxesse de volta (o local fica a 16 quilômetros do centro de Bonito).

O preço foi meio salgado, mas queríamos muito fazer flutuação porque nunca tínhamos feito. E queríamos fazer flutuação no rio Sucuri nesse dia, antes de fazer no Rio da Prata, porque diversas pessoas já tinham nos dito que, depois do Rio da Prata, tudo perde a graça, uma vez que ele é o que apresenta a maior diversidade de vida marinha ali entre todas as opções. E como estávamos decididas, pagamos o setentão mesmo e nos mandamos! rs

Chegando lá, vestimos nossas roupas de neoprene, fizemos uma trilhazinha de uns 10 ou 15 minutos e finalmente chegamos no encontro entre os rios Sucuri e Formoso. Entramos na água (eba!!!) e recebemos as instruções. O negócio é mole, gente. Basta dar um cuspidão com vontade na máscara (é, isso mesmo! sem frescuras! rs), esfregar e lavar com a água do rio para ela não embaçar; ajeitar o snorkel direitinho no rosto; colocar o rosto e a barriga para baixo e deixar a correnteza levar. Mamão com açúcar, né?

Ali no passeio da Barra do Sucuri só tem um detalhe a mais: todos temos que entrar num barquinho e temos que remar contra a correnteza até o ponto onde começa a flutuação. Pois é, essa parte não é tão mamão com açúcar assim, principalmente se no seu barco tiver um monte de gente que não quer fazer esforço... rs Monique e eu saímos de lá saradas porque as meninas que estavam no passeio com a gente, apesar de serem legais, não estavam nem um pouco a fim de suar a roupinha de neoprene! rs

Passada a hora do barquinho, aí sim chega a parte boa! Suadas e com muito calor, não víamos a hora de começar a flutuar pelas águas límpidas e cristalinas do rio Sucuri. E foi o que aconteceu. Uma atrás da outra, fomos todas deixando nossos corpitchos boiarem.

A água do rio Sucuri é claríssima. A visibilidade é total! Impressionante! Em meio a muita vegetação aquática, vimos também alguns peixes com cores bastante vivas!

Gente, é uma delícia! Naquele calor, com o sol batendo na água... E a gente flutuando numa verdadeira piscina natural!!! Eita gostosura!!