domingo, 18 de dezembro de 2011

PANTANAL (DIA 52)

Elias veio nos acordar às 06:30h para tomarmos café e nos prepararmos para a caminhada. Nesse dia teríamos caminhada pela manhã, passeio de barco à tarde e focagem noturna depois do jantar. Muitas atividades!

Enquanto tomávamos café, ele aparece com seu método excelente para nos avisar a hora de estarmos prontas: “Vamos caminhar! Now! Stop eating!” hahahaha Acordamos atrasados depois da fogueira de ontem. rs Engolimos o que ainda comíamos e o Élcio nos levou de caminhonete até um ponto um pouco distante e nos deixou lá. Começamos a caminhada às 8h. Saímos da Transpantaneira e fomos nos embrenhando pelo mato. Ai, que medo! A intenção era ver animais e plantas silvestres. De preferência animais. Que vontade e que medo de dar de cara com uma sucuri ou uma onça. Mesmo o Elias tendo dito que era difícil encontrar com esses animais, tínhamos esperança!

Caminhamos muito! Encontramos a Arara azul, animal em extinção e incrivelmente lindo! Encontramos Tucanos! Que coisa mais linda aquele bico! Nossa! Ouvimos todo tipo de som, de canto. Ouvimos macacos, pássaros diversos. Malika só dizia “Wow!” rs E tirava muitas fotos.

Vimos Quatis. Muitos deles! Mais de uma família. Que bichinho fofo gente! E faz um barulhinho tão engraçado! rs Parecem ratinhos, tipo o Tico e Teco do desenho animado, conversando.


Vimos o macaco Buiú. O macho é marrom e a fêmea é bege clarinho. Vimos flores bonitas e descobrimos coisas interessantes.


 

Elias nos mostrou uma árvore parecida com a seringueira, que quando se corta o tronco, ela deixa vazar um leite que pode ser usado como cola. Testamos colando um pouco nossos dedinhos.



Conhecemos também o Cipó d’água. Sabendo cortá-lo no lugar certo, o cipó deixa escorrer água potável (eu acho que é porque confiei no que nosso guia disse...rs). Gostosinha a água. Uma delícia! Já que àquela hora, já estávamos nos desmanchando de calor!


Ele nos mostrou também o que a figueira faz com o bacuri, coitadinho! Ela cresce parasitando a outra árvore até ficar grande e destruí-la, só restando ela. As raízes criam formas bem distintas.

E num bacuri, nos mostrou uma parte que fica dentro do caule, escondida pelas folhas. É como um corpo de madeira, parecendo um milho, que abriga a flor do bacuri. Quando se corta esse corpo pode-se ver a flor. Linda, linda! E dela, depois de morta, surgem os frutos, chamados coquinhos, que são comestíveis. Do corpo que abriga a flor, pode-se fazer um copo.

 


Então, nessa caminhada, aprendemos como sobreviver no Pantanal. Cortamos o cipó certo (porque existe outro cipó parecido, mas que é venenoso), entornamos no copo do bacuri e comemos os coquinhos depois! rs


Conhecemos o Jenipapo e seu pé também! Com a polpa dele podemos fazer tatuagens. O líquido da polpa deixa mancha escura na pele. Mas só aparece depois de um tempo e dura de cinco dias a uma semana. Elias fez uma flor no meu punho, uma pinta no dedo da Kel e no da Malika. Descobrimos nossas tatoos só depois do almoço. E a Malika descobriu que o Elias estava falando a verdade sobre a tatuagem de jenipapo. Como não havia acreditado que escurecesse mesmo, passou o dedo no jenipapo e espalhou em volta do ossinho do seu punho. haha Duas horas depois, ela, bem branquinha, estava com um baita roxo, parecendo um hematoma! hauahuaha

A caminhada durou 3 horas. Ele fez um caminhadão para que pudéssemos ver bastante coisa, já que iríamos embora no dia seguinte. Voltamos a Transpantaneira, onde a caminhonete nos buscou.


Chegamos até atrasados para o almoço, que sai às 11h. Tomamos banho porque no Pantanal faz muiito calor! Também chove do nada nessa época e aí faz um friozinho rápido. Então, tínhamos que estar preparadas para ficar de biquíni, usar protetor solar, repelente, casaco e até guarda-chuva chegou a ser mencionado! rs

Deu tempo de descansar um pouquinho na rede até que o Elias viesse chamar para o passeio de barco no rio Miranda. De surpresa também, claro! Sem hora certa para estarmos prontas. rs




Fomos de biquíni e levamos protetor solar. A caminhonete nos deixou antes da ponte em construção sobre o rio Miranda. À beira do rio, Elias pegou o barco e os coletes e lá fomos nós!


O barco vai numa velocidade tranqüila, subindo o rio. Que DELÍCIA esse passeio! Vamos admirando os jacarés na beira do rio. Um monte de capivara. Uma infinidade de pássaros! Um mais lindo e diferente que o outro. Elias vai explicando tudinho para gente. E pára bem pertinho para tirarmos foto.




Levamos nosso protetor achando mesmo que ia fazer um solzão. Coitadas!rs Pegamos uma baita chuva ao longo do rio! Que friiiio! Uma chuvarada com aquele ventinho! Ooo delícia!rs


Quando passamos pela praia vimos uns amigos alligators pegando um solzinho na areia. A Rachel logo chamou a atenção da Malika para eles! “Olha Malika! Alligators!” E assim que ela acaba de falar o Elias pára o barco. Ele já tinha dito que iríamos nadar, mas não exatamente na praia dos jacarés!!! rs Aaaaaiii medo demaiiiis! O Elias parou o barco, levantou e, já tirando a camisa, disse “Vamos nadar?” hahahahahahha

Nessa a hora a Kel perguntou: “Você ta louco? Tá zoando, né?” E ele: “Não, tem nada não. Pode nadar.” hahaha Gente! Que cena! As três sabiam que os jacarés estavam por toda parte! Que íamos nadar podendo ter um batendo o rabo na gente, botando o olhinho para fora... caracaaa! Sério! E a coragem de entrar? O Elias já estava lá dentro nadando há muito tempo. E dizendo que não tinha problema, que eles não chegavam perto da gente enquanto estivéssemos lá. Eu juro que eu tentava acreditar nele, mas estava muito difícil! Malika, Kel e eu, de mãos dadas, entrávamos devagarzinho. Passinho por passinho. E o Elias lá! Quase um jacaré no seu habitat! hauhauha

Ele disse: "Se vocês não entrarem a gente vai embora". Mas a gente queria entrar. Só estava tomando fôlego! rs  Até que contamos até 3, de mãos dadas (que mico!) e mergulhamos todas praticamente juntas! Se fosse para comer uma, que comesse as três! rs Eu dei uma enrolada maior. rs Mas nadamos! Uhuuuuulll!!!



Podemos contar para os nossos netos agora! Nadamos com os jacarés! E possivelmente com alguma sucuri que estivesse passeando por ali. rs



Como nossa coragem não rendeu muito e nosso tempo estava acabando, voltamos ao barco, num frio de doer os ossos e fomos terminando nosso passeio. Queria mais... Estava tão legal! O passeio durou umas três horas.


 Chegamos em casa, tomamos um banhinho, comemos e já tínhamos que estar prontas para o próximo passeio! Que vidinha agitada essa do Pantanal! Quando achávamos que íamos descansar, recuperar o fôlego da aventura passada, já tínhamos que partir para a próxima. Não tivemos nem tempo de esquentar a rede.

Agora era a focagem noturna de caminhonete (até aonde sabíamos!). A princípio íamos acompanhando o outro grupo, com um outro guia. Mas a Kel deu uma choradinha e o Elias acabou indo. E quando ele está, tudo fica mais emocionante e perigoso, embora ele diga que não! rs


Fomos pela Transpantaneira, com um guia em cima da caminhonete iluminando a mata com uma lanterna. De lá só vimos o de sempre: jacarés! Nem tinha mais medo deles!rs Ainda mais de dentro do carro. rs O legal era ver os olhos brilhando. Mas estava longe. Então era bonito, mas nada demais.


A gente foi passeando um tempo assim. Até que a caminhonete pára, desce o Elias do carona e diz: “Let`s go a little walk?” Aiiiii! Era disso que a gente tinha medo! A pé?? Na escuridão do Pantanal? Um grupo de 8 pessoas. Nós brasileiras, a Malika e a Liora, que já pareciam nossas melhores amigas, e mais quatro novas alemãs.


Ele se embrenhou num mato lá e foi parar entre dois lagos. Ainda bem que a Kel lembrou a Malika de pegar sua lanterna, porque o Elias ia com a de uma gringa lá na frente (que ele pegou sem praticamente nem pedir, rsrs). E o pior de tudo? Os gringos loucos iam sem nem saber onde estavam se metendo. Eles vão chegando perto do jacaré achando que estão vendo desfile de poodle! rsrs

Quando a gente colocou a lanterna pro lago... Meeeeu Deus! Que vontade de sair correndo! hahaha Uma infinidade de olhinhos brilhantes! Era jacaré que não acabava mais! E a gente pisando praticamente na água de um dos lagos! Quando a Malika iluminou o outro lago, aí sim a Rachel entrou em pânico! Porque estávamos entre dois lagos cheio de alligators, com um monte de gringos que achavam que nosso guia era o Tarzan e ia proteger a todos! Agora, sério: se aqueles bichos resolvessem atacar a gente, ia ser que nem o filme Pânico no lago. Não tinha para onde correr!

Que vontade de matar o Elias! Ele ia caminhando, mostrava alguns olhinhos, explicava, parava para tirarem fotos. Eu, Kel e Malika nos cagando de medo. Quase grudadas umas nas outras e aqueles outros gringos achando normal! Como pode? rs Quanto mais a gente andava mais jacaré via! A gente queria muito voltar, mas não dava para se separar do grupo naquele lugar e naquela escuridão.

E ele ainda parou porque achou uma família de capivara. Estava a mãe cheia de filhotinhos e ele ali do lado perturbando a paz dos bichos! Ainda chamou a gente “Monique! Rachel! vem aqui! Fala pra Malika que tem good picture aqui” Me deu a lanterna para iluminar para os gringos e explicou um pouco. Era muito bonitinho mesmo os filhotes de capivara ali. Só que eles estavam agitados, com medo da gente. E uma hora a mãe capivara fez um barulhão, parecendo um latido, como se fosse atacar todo mundo. Fomos parar lá do outro lado! Todo mundo correu! Só que ninguém sabia para onde correr, né? hahaha

Enfim, ainda tivemos que agüentar nosso medo por mais um tempo, porque ele queria que queria que eu e Malika tirássemos boas fotos dos jacarés, e nos fazia chegar cada vez mais perto deles. Consegui tirar essa aí embaixo. Espero que entendam que estava com muitas preocupações com a minha vida para colocar a câmera no modo noturno. rs Dá para ver o olho esquerdo e reflexo dele no lago. E só! hahaha Mas o Elias disse que ficou bonita a foto, e como eu confio nele...hauhauha


Por hoje acabaram as aventuras. Ahhhhh! Que droga!rs A noite, embora nublada, estava linda! A lua cheia dava um show a parte entre as folhas das árvores e refletindo no rio. Vou sentir saudade daqui... 



2 comentários:

  1. Estão aproveitando esta parada em SC para colocar em dia estes belos blogs sobre o Pantanal? Beijos do Nal,que já está na cidade divisa do Ms, com sua esposa. Abraços do Roni.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Pantanal! Maravilhosoo!!!

    ResponderExcluir