sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

COCHABAMBA - BOLÍVIA (DIA 68)

Depois de muito sacolejar no ônibus, comer poeira da estrada de terra, ter passado doze horas apertados e vendo o velhinho mascar as folhas de coca durante tooodo o trajeto, chegamos a cidade grande!!!!  rs Ufa!!! Às 20:30h mais ou menos, chegamos à Cochabamba, a “cidade jardim”, como é conhecida por suas várias praças e canteiros bem ornamentados e floridos.

Descemos do ônibus no meio de uma praça. Sabe-se lá qual praça!rsrs O ônibus não parou na estação rodoviária, que era o que esperávamos. Acreditamos que foi porque estava muito engarrafado em direção a rodoviária por causa das festas do fim de ano, já que era dia vinte e três de dezembro.

Ali na praça mesmo, consultamos nossos guias e tomamos um táxi até o hostal escolhido.  Ficamos bem no centro da cidade, no Florida Hostal, na Calle 25 de maio S – 0583, entre a C. Ladislao Cabrera y a C. Calama.

Aliás, uma informação importante para quem estiver procurando endereços em Cocha: a letra S no endereço que demos acima significa sul. E em todas as ruas existe alguma indicação da direção: N (norte), S (sul), E (leste), O (oeste). Como a cidade está dividida dessa forma, as ruas ou parte delas que se encontram nesses setores têm a indicação. A C. 25 de mayo é grande, e vai de norte a sul. Então tem numeração sul e numeração norte. Assim como a Av. Ayacucho, que no meio dela começa outra numeração, em direção diferente.

Voltando a hospedagem, o Hostal Florida tem ambiente agradável, atendentes simpáticos, água quente, internet wi-fi e TV a cabo. Custou Bs100 para nós duas, com um descontinho camarada. A rua que ficamos não é uma das mais bonitas. Mas tem ótimos pontos de referências que tornam fácil encontrar nosso hotel. rs Parece que todas as funerárias de Cochabamba se encontram em frente ao hostal! hahaha Não tem como se perder! rs

Cochabamba está a aproximadamente 2500m de altitude, e como pretendíamos ir a La Paz, que está bem mais alta, resolvemos passar pelo menos uns 3 dias por aqui. Disseram-nos que isso era importante para se adaptar a altitude, pois poderíamos passar bastante mal se fossemos para grandes alturas de forma brusca.

E então começamos a aproveitar a cidade! Dia 24 de dezembro, véspera de Natal.


Nosso primeiro passeio foi a Av. Ballivian, a famosa El Prado. Avenida cheia de restaurantes, bastante bonita e florida.  Aqui na Bolívia é tudo muito barato! Então aproveitamos para comer bem e muito!!haha Nos fartamos!!!  E foi numa dessas comilanças que conhecemos um artigo especialmente boliviano: o ají! Pedimos um pique, que é como um churrasco misto, que vem com carne de boi, salsicha (que aqui parece cenoura cozida! haha), cebolas, tomates e um prato separado com rodelas de pimentão. A gente não entendeu por que os pimentões deveriam vir num prato à parte. Mas ainda assim, não ligamos muito para isso. A Nina, que vive como eu, sempre morrendo de fome, pegou seu garfo e enfiou um pedação daquilo na boca e deu aquela mordida com vontade!!! Assim que mordeu, fez uma cara horrorosa e cuspiu tudo desesperada, tossindo e chamando por Nossa Senhora! hauhauha Ali descobrimos o ají!!!  Uma pimenta fortíssima e com aparência idêntica a do pimentão!!!!  hahaha A gente teve que experimentar, né? Claro que pedaços beeem mínimos! rs E ainda assim, queimou bastante. rsrs




Mesmo depois de passar um sufoco, Nina não deixou a animação cair. Foi só ouvir uma música boliviana bem animada, que tanto ela quanto o Oninha deram show nas calçadas de Cochabamba! hahaha


Conhecemos a Praça 14 de setembro, uma das principais, onde se encontra o prédio do Conselho Municipal de Cochabamba e a Catedral. Linda e florida!



 Conhecemos também a praça que fica entre a El Prado e a C. 25 de mayo. Fica lotada de pessoas, crianças brincando, ambulantes, brinquedos.

 

 

Depois da Nina escolher seu presente de natal, fomos caminhando pela Avenida Heroínas para conhecer o Cristo de Cocha, que se pode ver do ônibus, logo que se chega à cidade. O Cristo de La Concordia fica num morro alto, não tanto quanto o Corcovado, mas grandinho. E existem três formas de subir até lá: de táxi, de teleférico ou a pé, pela escadaria.



















Ronald e Nina foram de táxi, já que Ronald tem um certo medinho de altura. rs Kel e eu fomos aventureiras!rs Em plena altitude, resolvemos fazer atividade física para entender o que sentem os jogadores da seleção brasileira de futebol quando vão jogar em La Paz, nas alturas!rsrs

 




E conseguimos entender exatamente, acredito eu! Cansa demaaais! Andávamos uns degrauzinhos e já estávamos ofegantes. Muito mais que o normal. E olha que somos duas quase atletas!hehe


Mas entre trancos e barrancos, conseguimos chegar até lá em cima. E conhecemos o lindíssimo Cristo de La Concordia e a vista panorâmica da cidade de Cocha. 

 
 

















Não só o conhecemos por fora, não! Isso não nos bastou! rs O mais legal de lá é que podemos visitar a estátua por dentro, junto com mais um monte de turistas, subindo por escadinhas estreitas e escuras. Uma aventura!rsrs Nina estava adorando!!! Ela que “adora” praticar atividades físicas! hahaha

 



Vocês conhecem aquele famoso bloco de carnaval da zona sul do Rio de Janeiro? Não? Apresento-lhes: o suvaco do Cristo!!! hauhauahuaha Foi uma das primeiras tentativas de tirar uma foto bonita do Cristo pelos buraquinhos da estátua.


Mas acho que essa ficou melhor, né? rs


Para entrar na estátua paga-se Bs1,50.


Depois fomos tomar uma cervejinha regional, como sempre fazemos. E foi na lanchonete que conhecemos o pequeno Jaidi (na verdade não sei como se escreve o nome dele, então está como se pronuncia). Já havia comentado o quanto as crianças bolivianas são lindas, né? Ele não foge ao padrão, lindo! E todo simpático. Com cinco aninhos de idade, veio até nossa mesa conversar comigo, perguntou meu nome e apelido (sobrenome), me disse o dele e de toda a família.  E no fim do papo tivemos que tirar uma foto. rs



Na hora de descer, Ronald se desafiou e foi de escada. E nós três fomos de teleférico. Que delícia!!!! Para descer de bondinho nos custou apenas Bs5 para cada.

 



































Chegando na estação, a Kel e a Nina ficaram brincando no parquinho enquanto esperávamos o Ronald terminar de descer.


 

Voltando do Cristo, tentei tirar fotos de uma chola que estava passando com seu carrinho de sorvete. Tentei!rs Estava do ladinho dela e a mulher saiu andando tão rápido, que eu corri e não dei conta de alcançar a velhinha!!!haha Acho que a culpa é da altitude!rsrs

 

















Voltamos para casa, depois de comprar nossa “ceia” pelo caminho. E nos preparamos para a noite de Natal!

Que dia importante! Às 10h da noite já estávamos ligando para nossos familiares, já que aqui são duas horas a menos que no Brasil. E nos divertimos ao ver o entrosamento da Nina com o computador para falar pelo Skype! hauhauhauha Ahh, gente! Ligação pelo skype é super barato. Ainda mais para telefone fixo. É só baixar o programa, se registrar e colocar créditos, que podem ser pagos pelo cartão de crédito. Facilita muito nossa vida.


Falei com minha madrecita e meu hermanito!!! Que saudades que senti deles!!! Se teve algo de ruim nessa viagem, foi a falta que senti deles no Natal.

Mas depois das ligações, à meia noite, comemoramos!!!!! Ao som da Simone com seu clássico “Então, é nataaal!”. rsrs Fizemos nossas orações, cantamos parabéns para Jesus, trocamos nossos presentes. Todos muito bonitos e significativos! E o presente mais esperado da nossa viagem, o panetone da Cacau Show! hahaha Até que enfim, comemos!!!

 



E assim, se foi mais um dia feliz!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa meninas..que passeio legal!! Adorei rever algumas coisas dessa cidade linda. Eu morei em Cochabamba nos anos de 2007 e 2008. Fui muito feliz! Obrigada pela recordaçao... Beijos
    crisfariadora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina!!!!! Que bom que gostou!!! E que legal saber que morou lá e trouxemos boas recordações a você!! Ficamos felizes também!!!
    Beijinhos, Monique e Rachel!

    ResponderExcluir