quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

LA PAZ - BOLÍVIA (DIA 75)

O último dia do ano foi para descansar, passear pela cidade, reservar passeio e buscar roupa na lavanderia. Ai, a roupa na lavanderia! Isso aí a gente acabou esquecendo e não teve jeito. Tivemos que ficar sem nossas únicas e estimadas calças jeans!!!!! O jeito era esperar e ficar passeando com modelitos improvisados, tipo o meu: a mais nova Punk, a levada da Breca! Só faltava usar uma meia de cada cor! Aí sim o modelito estaria completo. rs


Mas o passeio para o Chacaltaya a gente não esqueceu! Esse sim deu certo! Combinamos tudo com uma agência de viagem que fica ali quase do lado do Hotel Torino. O valor do passeio saiu por Bs60 para cada um e nos levaria ao Valle de La Luna e ao Chacaltaya, sem contar os ingressos que teríamos que pagar em cada um desses dois lugares. O ônibus nos buscaria no hotel às 8:30h do dia seguinte.


Descansados e com tudo já programado, fomos fazer a última refeição do ano no Dumbo`s. Além de ser barato e gostoso, era o único aberto para o público “sem reservas”! rs


Jantamos ao som de um piano e a luz de velas! Ui, que chique!!! Eu tomei uma crema de champiñones (que considero uma das melhores descobertas bolivianas para quem ainda está com o estômago fora do lugar! rs), Monique e minha mãe comeram vários aperitivos e meu pai quase se enfartou para dar conta daquele omelete “seeeeeeeem rrrramón”!!!! Ahahahahhahaa!!! Só para explicar, presunto em espanhol se diz jamón e meu pai não gosta de jeito nenhum de presunto, só que, ao invés de pedir omelete sin jamón, ele sempre pedia omelete “seeeem rrramón”!!!! E Ramón aqui é nome de gente! Mi vecino se llama Ramón! Ahahahaaa!!! Entendem a confusão, né?

E essa história do jamón deu o que falar! Era piada para qualquer circunstância. Por favor, dos jugos de naranja, pero seeeeem Rrramón! Por favor, uma cerveza, pero seeeeem Rrramón! Por favor, uma porción de papas fritas, pero seeeeem Rrramón! Ahahahahahhaaa!!!

Mas enfim, voltando à nossa última ceia de 2011, tudo estava ótimo! Batemos uns bons papos e principalmente, claro, morremos de rir da cara do meu pai quase morrendo para dar conta do omelete seeeem Rrramón!!! rs


Já perto das onze, tomamos um táxi e fomos para o hotel. A champagne já estava comprada, apenas esperando por nós. E assim que deu meia-noite, a estouramos, bebemos e vimos os fogos pela janela do hotel.

Os fogos em La Paz não são como os dessas cidades grandes onde todos se juntam para a contagem regressiva. Na verdade, nem há um local onde todos se reúnam para ver a queima de fogos. Cada um faz a sua festa. Há festas em bares, boates e hotéis, e geralmente são vendidos pacotes antecipados que incluem comida e bebida ou, algumas vezes, só comida e uma taça de champagne. Encontramos preços que variavam de Bs200 a US$150.

Nós, porém, não estávamos em clima de esbanjar grana e nem em clima de farra essa noite. Já tínhamos um compromisso entusiasmante para o dia seguinte. Um compromisso que nos faria começar o ano com elevação de espírito! rs E posso dizer uma coisa? Essa não foi a virada de ano mais emocionante da minha vida, nem foi a que eu bebi mais ou a que eu fiz mais maluquices; não foi a que eu passei mais apaixonada, nem a que eu vi os fogos mais lindos no céu; mas certamente foi a virada em que eu me senti mais confortável e realizada em todos os sentidos, ao lado de quem eu amo e com todas as melhores lembranças e esperanças que eu podia ter no coração! Óbvio que eu gostaria de ter muitas outras pessoas queridas ao meu lado, e tenho certeza que a Monique concordaria comigo, mas sabemos que as boas energias desse novo ano nos mantiveram próximos em essência!


Assim sendo: amor, razão e graça para todos em 2012!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário