terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UYUNI – BOLIVIA (DIA 80)

Queridos blogueiros! Vamos à Uyuni!

Uyuni é uma cidade bem turística. Aqui você encontra muito mais gringos do que nativos. Isso porque a cidade abriga o maior salar do mundo e é um dos principais pontos turísticos da Bolívia. Arrisco dizer que é o mais conhecido do país pelos estrangeiros.


Há muitos turistas que fazem um trajeto, que está super popular, contendo somente Machu Pichu, Salar de Uyuni e Deserto de Atacama.  Mas é para quem tem pouco tempo. Como nós temos tempo à vontade, resolvemos passar por aqui para fazer o tão famoso passeio e depois seguir para o Chile.

A cidade tem 20 mil habitantes aproximadamente e um clima super gostoso de cidadezinha pequena. Dá para percorrer toda a cidade e passar por uma mesma pessoa umas três vezes durante o dia! rs


Nós chegamos de madrugada na cidade, juntamente com um monte de outros turistas. E aí começou a corrida! rs Literalmente! As pessoas tinham que andar rápido ou até dar uma corridinha para chegar antes em um hotel e perguntar se havia vaga. Estava praticamente tuuudo lotado!!!!


Fomos nos afastando da estação e encontramos um com vaga. Só que por 50 dólares por pessoa!!!  Um assalto!!! rs Depois de sabermos o preço, voltamos para a maratona. Mais alguns hotéis com placas de “no hay vacantes!” ou “full” e encontramos o Joya Andina. Ele fica na Av. Cabrera, 443.  Ia custar Bs280, mas conseguimos um desconto e saiu Bs250 para duas pessoas. O hotel é muito bom. Os quartos são ótimos, água quente, TV a cabo, café da manhã e os atendentes simpáticos e solícitos. Conseguimos os dois últimos quartos livres.

Pela manhã, bem cedo, fomos a Av. Arce, onde fica grande parte das agências que fazem os passeios para o Salar. Rodamos procurando agência que tivesse o passeio de três dias e duas noites, mas todas só tinham para o dia seguinte. Estava tudo lotado.


Temporada é realmente uma época muito chata!! Tudo sempre está cheio e muito mais caro que o normal.

Pesquisamos na empresa “Thiago”, onde encontramos o Wagner, paulista que conhecemos lá no Chacaltaya. O passeio estava custando Bs900 e resolvemos ir em outra mais barata.

Já havíamos visto uma a Bs750, mas já estava lotada até para o dia seguinte. E aí fomos a Estrella Del sur, onde o passeio custava Bs800 por pessoa.

Já aqui nessa postagem, quero avisar que não recomendo a Estrella Del Sur! Vamos contar o porquê quando estivemos falando do passeio. Mas, desde então, fiquem avisados.

O passeio é feito num carro 4x4, em que você passa três dias e duas noites viajando. Conhece não só o Salar de Uyuni como muitos outros lugares fantásticos, daqueles que você acredita que está tendo uma miragem!!! rs É indescritível! Mas não posso contar ainda!rs

Vamos num grupo de seis pessoas e temos alojamento para dormir e alimentação incluídos.

Depois de nos certificarmos direitinho com a dona da empresa o que teríamos que levar, o que estaria incluído e o que não estaria, preenchemos uma ficha dizendo nome, de onde éramos, número de documento de identificação, e se éramos vegetarianos ou não. E ela nos deu um recibo. Teríamos que estar lá às 10h da manhã do dia seguinte, com todas nossas trouxinhas, pois pretendíamos fazer a travessia para o Chile, se fosse possível.

As pessoas têm essa possibilidade. Ou fazem o passeio e retornam a Uyuni ou atravessam a fronteira e vão para San Pedro de Atacama, no Chile. Só que a dona nos avisou que o Chile havia fechado sua fronteira devido às chuvas e porque estava nevando muito. Mas ela disse que no segundo dia a noite passaria um rádio para o motorista avisando se haviam aberto a fronteira ou não. Então nossa esperança estava viva!! Voltar a Uyuni para pegar um ônibus até Calama e lá pegar outro até San Pedro ia ser perda de tempo e de dinheiro.

Com tudo arranjado, fomos passear e conhecer a cidade.


A Avenida Potosí é a avenida das compras! Pelo menos naquela quinta-feira, havia uma feira extensa vendendo roupa, sapato, artesanato e um monte de coisas para os consumistas de plantão! Tem também um beco, que parece ser uma parte da Av. Arce, onde tem várias lojinhas de artesanato. A cidade estava cheia, uma movimentação só!


Entre a Av. Ferroviária e a Av. Potosí, em frente ao relógio da Av. Potosí, está a Plaza Arce. É o point da cidade. Com a rua cheia de restaurantes, bares e lojinhas de artesanato. Está sempre cheia de gente. 


A coisa mais fácil é ouvir alguém falando em português ali. rs

À noite fomos jantar numa pizzaria que, segundo o guia turístico do Ronald, tinha a melhor pizza de Uyuni. Ela fica no hotel Tonito, no final da Av.Ayacucho.


Chegando lá, sentamos para fazer o pedido. A primeira coisa que a Dona Nina viu foi o prato numa outra mesa vazia, com três enormes azeitonas pretas. Ela logo disse: “Oooolha, gente!! Que azeitonona carnuda, grandoona!! Ahhh, eu vou lá pegar! Como é que deixam aquilo na mesa?”. Então eu tive que ir fazer o pedido de aperitivos com azeitonas pretas e grandes! E nossa pizza e a cervejinha local, como sempre.



Depois de muito ouvir a Nina falando e babando nas azeitonas abandonadas da outra mesa, o nosso pedido chegou. Ela foi direto naquelas três únicas gigantes e carnudas azeitonas. E ao tentar tirá-la do prato, percebeu que todo o prato vinha junto. Então tentei tirar uma com o palito que estava nela e o palito quebrou!!! E nesse instante nós quatro começamos a rir! As azeitonas eram de porcelana, enfeites do prato que serviam de porta palitos!!!! hauhauahuahuahuha 

  
Agora imaginem o mico que seria ela indo para a outra mesa roubar as azeitonas de porcelana do prato! huahuahauha


Depois de muito gargalharmos, nos deliciamos com a pizza, que é realmente uma delícia! E a cervejinha e o vinho complementaram.




















E assim fomos dormir, pois os outros três dias seriam de muita agitação.

Beijinhos! 

2 comentários:

  1. Oi meninas comecei a ler o blog de voces hj
    e nossa nao acredito no dia que vcs sairam do pantanal eu cheguei la, conheci a malika e o elias foi meu guia!!
    putz que coisa hauaha
    tem algum lugar que posso ter contato com vcs
    face algo assim??
    abracos
    Anderson ernades (FB)
    ernandes@sercomtel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson!!! Nao acredito também!!! haha Eu tenho a Malika no face. Poxa, vc deve ter visto a gente. Descemos da caminhonete e vc subiu... rs
      beijos!

      Excluir