quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MENDOZA (DIA 91)

Quem gosta de bom vinho já deve ter ouvido falar muito bem dessa cidade. Mendoza é uma cidade tranquila, de clima agradável, com aproximadamente 120 mil habitantes. Fica bem próxima a cordilheira dos Andes e é orgulho da Argentina por suas muitas e maravilhosas vinícolas!


E não é só esse o atrativo da cidade. Ela fica muito próxima ao Parque Aconcágua, onde fica a montanha mais alta das Américas. Infelizmente, como passamos rápido pela cidade, não tivemos a alegria de visitar o Aconcágua. Deixa para uma próxima, pois dizem ser imperdível!! Então, quando passarem por lá, ponham o Parque na lista dos lugares que não podem deixar de ir.


Bom, tiramos um dia para conhecer a cidade e outro para conhecer suas vinícolas. Cada dia merece uma postagem própria! Então vamos falar dessa cidade, que gostamos tanto.


Como nos hospedamos bem perto do centro, pudemos fazer tudo andando. A calle San Martin é a principal do centro de Mendoza. Ali encontramos todo o comércio da cidade, os bancos, casas de câmbio e uma oficina de turismo. Numa rua transversal está a Peatonal, que é um calçadão onde se encontram vários bares e restaurantes. Fica super movimentada! Mas seus estabelecimentos não ficam abertos até muito tarde. Entre meia noite e uma hora da manhã eles já estão fechando as portas.



Mendoza está cheia de praças muito agradáveis para passear, tomar um mate... rs  Uma praça mais lindinha que a outra.





A praça principal é a Plaza Independencia. É enorme e super agitada! Nela se encontra o Museu de Arte Moderna, bem próximo ao Chafariz que dá todo um charme a praça! O Chafariz é uma obra de arte também, com seu espetáculo unindo jatos de água e luzes coloridas!






Falando em espetáculo, existe um pequeno teatro a céu aberto, onde pudemos assistir um show de dois palhaços muitíssimooo engraçados!!!! Eu que estava morrendo de saudade de ir a um circo, matei a vontade com muitas gargalhadas. Ainda cantei minha música preferida em espanhol: “La cucaracha, La cucaracha! Ya no puede caminar!!!” hahaha Muito bom!!!! Sem contar que a gente não só ria das piadas que entendíamos como das que não fazíamos ideia do que estavam falando!!! hauhauha Enfim, perfeito!!!



Depois, já de noite, pois passamos um tempão nos divertindo na praça, fomos na rua da badalação mendocina. Onde ficam os boliches (boates), bares e restaurantes. Que aqui, ficam abertos toda a madrugada. A Av. Aristides Villanueva fica um pouco distante do centro, mas vale a pena conhecer.



Petiscamos em um restaurante e batemos um bom papo com Matheus, um gaúcho que está morando lá. E ficamos sabendo como é a “paquera” mendocina, segundo o Matheus. rs Ele disse que os caras conversam com as meninas a noite toda, trocam telefones e daí a uns três meses (TRÊS MESES!!!!!!) eles combinam de sair e fazer outras coisas... Vocês entenderam, né? rs Genteeee! Que loooouco!!! Enfim, cultura é cultura! Não é para entender, é para vivenciar.



E falando em cultura argentina, nossos amigos Carmel e Emiliano, que conhecemos em Uyuni, haviam nos recomendado (na verdade, intimado! rs) provar Fernet. Mas não podia ser puro, tinha que ser com Coca-cola. Estávamos curiosíssimas para saber que bebida era essa que eles falavam com tanta empolgação!! Diziam que em todas as festas argentinas só se tomava isso e que era muito bom, uma delícia, uhuuul, essas coisas.


A Natália, que já nem se empolga com essas coisas (para não dizer o contrário) veio na nossa onda e pedimos um Fernet com Coca-cola para cada. Até que enfim provaríamos! Ebaaa!


Chegou a bebida. Um copão de um líquido preto e uma garrafinha de coca. Era coisa para caramba. Mas encaramos, fizemos a mistura, o brinde, e tomamos! Gente, cultura é uma coisa que não se entende mesmo! hahahahaha O treco é amargo demaisss, com um baita gosto de remédio!!!!!! Jesuuuuuuussss!!!! hauhauha


A Naty fez aquela cara de “ecaaaa!” dela que mata qualquer um de rir. A Kel disse logo que era horrível, igualzinho remédio, e pediu mais uma Coca para ajudar a rodar o copo todo de Fernet. Eu até achei bonzinho enquanto estava geladinho. Mas depois que esquentou, estava muito difícil de descer goela abaixo! rsrsrs


Mas com muito esforço, muito gelo e muita Coca, conseguimos!!!!!!!!! Éramos praticamente argentinas depois daquela prova de nacionalidade!

Um dia muito divertido!!!!!  Amanhã tem mais!!! Depois do Fernet, um vinho de Mendoza para adoçar a boca! rs


2 comentários:

  1. Oi, Mendoza é a quarta maior cidade da Argentina. Apenas superada por Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Tem quase 1.000.000 de habitantes e não só 120.000!!! É bom também lembrar que, embora ela esteja no pés dos Andes, ela quase totalmente plana. Beijos do Oninha

    ResponderExcluir
  2. Oninha, segundo nossas pesquisas, a cidade de Mendoza tem cerca de 120 mil habitantes. Ao somar-se sua área metropolitana, o que aqui se conhece por Gran Mendoza, aí sim chega-se perto dos 1.000.000 de habitantes que você falou! Abraços!

    ResponderExcluir