terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GEISERES, ÁGUAS TERMAIS, LAGUNA VERDE - BOLÍVIA (DIA 83)

Saímos desta vez ainda mais cedo de casa. Carlos nos despertou às 4:30h para sairmos às 5h da manhã.

Ainda escuro, com as caras amassadas e sonolentas, e num frio congelante, saímos do abrigo na Laguna Colorada em direção aos Gêiseres. A gente não entendeu por que sair tãão cedo. Não daria para ser um pouquinho mais tarde, para curtir mais um soninho? Nada disso! Os gêiseres só estão ativos pela manhã e bem cedo. Depois das 9 horas, mais ou menos, não se vê mais nada.

E assim fomos: entre um cochilo e uma olhada pela a janela. O visual estava lindo! O sol começando a colorir o céu e fazendo as outras estrelas irem descansar suas belezas! rs


Depois de uma hora na estrada, chegamos ao nosso destino.  Os gêiseres são como atividade final de vulcanismo. São fontes que liberam água quente e vapor que podem ultrapassar os cem graus Celsius e atingir uma altura de trezentos metros! É um evento considerado raro no planeta, pois só existem aproximadamente mil desses em toda a Terra.


O lugar era muito peculiar e muito legal!!!! Assim que vimos aqueles buracos no solo saindo fumaça de dentro, achamos o máximo e queríamos descer logo! Nosso guia avisou para que não chegássemos perto de nenhum deles, que víssemos de longe, pois podem alcançar uma temperatura muito elevada e seria perigoso para gente. Paramos do lado de um que foi feito artificialmente e por isso não era muito quente. Ali sim, podíamos ficar a vontade!




Então a primeira coisa que fizemos foi ir até ele e colocar a mão no vapor. Aii, que medinho! rs Coisa esquisita é uma fumaça saindo da terra! Sabe quando a panela de pressão está a “todo vapor”, e a fumaça sai do buraquinho com pressão, bem rápida? É isso! A panela era a terra em que estávamos pisando. E estávamos fazendo exatamente o que nossas mães não nos deixam fazer: passar a mão no vapor quente. rsrs



















O ruim é o cheirinho que fica na sua mão depois disso... Ovo podre!!! Ahahahaha! Isso mesmo! Coloque sua mão no vapor e a sentirá úmida e com um cheirinho bem especial de ovo! rs



Estávamos ali matando nossa curiosidade! E o frio estava começando a me matar. Assim que descemos do carro sentimos o gelo que estava do lado de fora. A Nina nem tentou ficar ali, voltou para o carro, que iria nos “resgatar” do outro lado dos gêiseres. Nós fomos caminhando. Assim podíamos passar por todas as crateras esfumaçantes ao nosso redor.



A cada passo que dávamos víamos crateras ainda maiores. E o frio ia crescendo em proporção ainda maior às crateras! Jesuuus amado!! Ali sim, eu estava sofrendo de frio!!! A Kel estava vendo tudo, admirando, se impressionando, tirando fotos. Eu, sinceramente, já tinha passado da fase do divertimento e entrei na do congelamento. Não admirava mais, só conseguia imaginar quando nós estivéssemos na Terra do Fogo, com seus icebergs e seus 14 graus de temperatura máxima no verão! Aiiiii! Me doía todos os ossos!!!






Mas enquanto eu sofria, o Ronald estava lá, avisando aos desavisados para que não chegassem tão próximos aos gêiseres! rs


Tiramos fotos (eu bastante contrariada a fazer isso, já que queria estar dentro do carro. rs) e partimos para a próxima atração.

 


Dentro do carro, meu cachecol virou proteção para os meus pés, que estavam duros de gelo!!!

Mas a próxima atração era boa!!! Excelente!!! Principalmente para quem não tomava banho há 3 dias!!! Banho nas águas termais!!! Obrigada Meu Deus!!!!!! 

Chegando lá, Rachel e eu combinamos com a Nina e o Ronald a estratégia para sair da água. Porque acreditamos que entrar seria fácil. O problema seriam as horas de tirar a roupa naquele frio desgramado e sair da piscina, naquele, eu repito, frio desgramado!!!!


E assim tiramos a roupa bem rápido e partimos para a água. A água fica numa temperatura de 40 graus Celsius. E lá fora, eu não faço ideia da temperatura, mas eu suponho que estivesse fazendo menos de 10 graus. Com essa diferença toda, para fugir rápido do frio, a Kel entrou ligeiro, reclamando um tanto da dor que dava nos pés. E eu fui entrando, fresca toda a vida, de pouquinho em pouquinho quase berrando de dor! rs Caracaa! Parece que estão tacando fogo nos seus pés!!! Que sensação esquisita!!! 

Mas só doíam os pés. O resto do corpo parecia delirar de felicidade! Ahhh, que delícia! Que lugarzinho gostoso aquela piscininha!!! Para que sair dali? rs


Ficamos na piscina um bom tempo, sem querer saber de outra vida. Mas tivemos que sair com o chamado do Carlos, que já estava preparando o café da manhã. Ahh, não!! Sofrimento de novo!!!



Depois dos nossos últimos mergulhos, Nina veio até a beira com a toalha que nos envolveu num instante. E não se acanhe! Troca de roupa é ali mesmo, entre amigos! rsrs Todo mundo tirando e colocando a roupa como The flash! Não espere por um vestiário porque irá se decepcionar! rs


Tomamos um bom café, com direito a um chocolate quentinho, apreciando a paisagem e o sol que agora já estava todo no céu, dando o ar de sua graça!



Café tomado, próxima parada: Laguna Verde!

Mais uma hora de passeio por um cenário deslumbrante, entre deserto, vulcões e neve, chegamos a Laguna Verde. Ela fica bem em frente ao Vulcão Licancabur, que está exatamente na fronteira entre Bolívia e Chile.





Foi para fechar com chave de ouro! A imagem que se vê é esplêndida! Transcende a qualquer explicação. É perfeito!








































E assim, nosso passeio foi chegando ao fim. Recebemos a notícia de que a fronteira chilena estava aberta e iríamos direto para lá. Já Emiliano e Carmel, nossos amigos argentinos, voltariam para Uyuni. Nos despedimos com carinho, afinal são duas pessoas especiais, e seguimos nosso rumo. Ah! Demos nossas folhas de coca para eles, já que no Chile a folha é proibida.







Chegamos à fronteira e entramos na fila para registrar a saída da Bolívia. Para isso foi necessário pagarmos Bs15 cada um. Não sabemos que taxa é essa e quando pedimos explicação não tivemos uma resposta convincente. Um dos guias de viagem do Ronald já dizia que nessa fronteira se costuma cobrar taxas não oficiais para fazer os trâmites, então, isso não foi muita surpresa. Ficamos atentos a todos que estavam antes de nós na fila. Todos que estavam saindo pagavam esses Bs15. Então vai a dica: quem for passar por essa fronteira, é bom que esteja preparado.


Cada empresa possui ônibus que levam seus clientes até o Chile. Tomamos nosso ônibus e partimos.

Assim termina essa nossa estadia na Bolívia e o nosso passeio perfeito! Adoramos estar aqui, conhecer tanta coisa nova, participar e sentir a cultura boliviana! Adoramos chamar a Nina de “cholinha”, tomar balón de chopp, bailar cuarteto, cumbia e musica nacional boliviana! Amamos conhecer tantos lugares lindos e incríveis! Mascar coca e pagar mixaria pelas coisas foi demais!!! rs


Todos os países têm problemas e a Bolívia não foge a isso. Mas uma coisa é certa: apesar de ter o menor PIB - Produto Interno Bruto - da América do Sul, ninguém a supera no que diz respeito ao PIB – Preços Incrivelmente Baratos!!!!! Por isso e por todas as outras coisas maravilhosas que existem nesse país, valeu muito a pena estar aqui!!!


3 comentários:

  1. Nossa, adoraria mergulhar em água termal. Aqui, nas farmácias, 50 ml é caro, e vocês estão se banhando nessa água de graça. Que beleza. Água termal para quem não sabe possui propriedades cicatrizantes, com seu uso frequente hidrata a pela e a mantem macia, ou seja, deixa a pele mais saudável.
    "Quando a gente transpira, a pele perde sódio, magnésio, enxofre e potássio. Da mesma forma que às vezes o corpo precisa de um isotônico para repor substâncias, a pele precisa da água termal"

    "O ideal é usar a água termal antes do filtro solar, pela manhã, no meio do dia, antes de reaplicar o filtro, e antes de dormir. A termal pode substituir o hidratante, para quem tem pele oleosa."

    Só para finalizar...

    "A termal é uma água subterrânea que foi enriquecida por anos pelos minerais das rochas e que retorna à superfície em fontes com temperaturas que vão de 35ºC a 54ºC."

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas e por compartilhar seus momentos. Estou indo para a Bolívia em janeiro e seu blog foi importantíssimo para mim. Viajei com vocês até aqui, de onde tomarei uma rota diferente. Ri muito. Já pensou em ser escritora? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Gil! Depois de tantos anos, li seu comentario. Como foi sua viagem? Obrigada pelo comentario!!! Um abraço meu e da Kel!

      Excluir