terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SAN PEDRO DE ATACAMA - CHILE (DIA 83)

Depois de sair da Bolívia, aqui chegamos: Chile!!! Mais um carimbo no passaporte para nos alegrar e uns 2000 metros a menos para nos aliviar! Ebaaaa!!!


Chegamos com o ônibus da empresa pela qual fizemos o passeio do Salar de Uyuni. Ele nos leva até a Imigração. Ali o processo foi bem rápido, ainda que com fila. E já notamos de cara a diferença de um país para o outro em relação à vigilância na entrada e saída de pessoas pelo país.Tudo é muito rigoroso, até para fazer fila tem que ser bem organizado. Um atrás do outro, sem curvas ou amontoados como aqui no Brasil! rs Tem até raio x para as bagagens!


Depois o ônibus nos levou até o centro de San Pedro de Atacama. Descemos a duas quadras da praça principal, onde fica a Igreja da cidade. Nessa praça existem muitas lojas de artesanato, restaurante e lanchonetes. E além de ser uma graça, bem arborizada e aconchegante, tem wi-fi para todos que queiram sentar-se ali e acessar internet!



Almoçamos ali mesmo no restaurante da praça. Os preços são razoáveis, nem caro nem barato. E o atendimento é eficiente e simpático!



Depois fomos procurar lugar para hospedar-nos. Existem muitos hotéis e hostels por lá. Mas também existem, pelo menos nessa época do ano, em pleno início de janeiro, muitos turistas! A cidade estava LOTADA! E tivemos que percorrer muitos hotéis até encontrarmos um com preço acessível. Todos os que vimos estavam com preço a partir de Ch$22.500,00 pesos chilenos para uma pessoa.

Vamos à cotação, para que vocês entendam os valores das coisas! Um real está equivalendo a Ch$250 pesos chilenos, aproximadamente. Então os hotéis estavam cobrando a partir de R$90 aproximadamente para uma pessoa.

Todos que vimos eram muito bons. Havia um na Calle Caracoles com piscina inclusive. Mas não era para o nosso bico, né? rs

Demos sorte de encontrar um homem que passeia de bicicleta pelas ruas do centro divulgando hotéis baratos. O mais barato que ele nos mostrou estava saindo a Ch$8.000 por pessoa, mas estava lotado. E o outro era o Hotel Las Kañas, que fica a quatro quadras da praça principal e custou Ch$9.000 para cada uma de nós. Era um bom quarto, com cama confortável, banheiro compartilhado e podíamos usar a cozinha e geladeira deles.   Nina e Ronald pagaram um pouco mais caro e tinham TV a cabo e banheiro dentro do quarto.

Nessa época do ano, a cidade está o tempo todo movimentada e cheia de estrangeiros! E um dos idiomas que mais ouvíamos era o português! Tinha brasileiro que não acabava mais! rs


A Calle Caracoles é uma rua importante, onde se concentram a maioria dos restaurantes, dos mercadinhos, das lojas de artesanato e das agências de turismo. E bem próxima a ela existe outra rua onde estão as lojas de câmbio.

Uma boa parte dessa rua é peatonal, ou seja, só para pedestres. É um lugar gostoso para passear, ver o artesanato local, ver gente de todos os lugares e agendar seus passeios.

Existem muitas agências e em todas elas, os passeios costumam ser os mesmos, com horários muito parecidos e determinados, e preços também muito semelhantes.

Nós fechamos dois dias de passeios, pela tarde, com a Empresa Andes. Ali encontramos os melhores preços e horários. Além da simpática Maria, dona da agência.

Encontramos também um pequeno restaurante num Centro de Artesanatos, que fica a uns 15 minutos caminhando da Calle Caracoles, que possui pratos feitos a preços inacreditáveis. O prato é pequeno (para quem gosta de comer como um peão! rs) e vem com um copo de suco. Nos custou uns R$6 cada refeição, aproximadamente.



Ah! Uma informação que eu creio que seja importante: ligações a cobrar para o Brasil de telefones públicos no Chile podem ser feitas por um serviço chamado Brasil Direto, da Embratel. O número é 800800272. Funciona muito bem e não é caro.


Enfim, San Pedro é uma cidade de pouco mais de cinco mil habitantes, que se percorre toda a pé e tem um clima delicioso! Bem turística, muito bem organizada e bonita. De onde se pode observar ao longe as montanhas e o vulcão Lincancabur, lindamente enfeitado com seu pico nevado! A cidade não é barata. Aliás, o Chile não é barato! Mas é uma delícia passear por aqui!


Nas próximas postagens contaremos como foram os passeios ao Deserto do Atacama!

Beijinhos, chicos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário