quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VALLE DE LA LUNA - SAN PEDRO DE ATACAMA - CHILE (DIA 85)

Hola, chicos!!!

Hoje é dia do passeio ao Valle de La Luna, no Deserto de Atacama. Fechamos o passeio com a empresa Andes, na Calle Caracoles, a Ch$7.000 por pessoa.


Chegamos no horário marcado, às 16 horas, ali mesmo na Caracoles. Dentro de mini ônibus, estava o nosso guia nos esperando.



Para entrar tivemos que pagar uma pequena taxa, que não passa de Ch$5000 para cada um. Estudantes e idosos têm desconto.





















Nossa primeira parada foi nas Minas de Sal. É uma paisagem irada!!! São formações compostas de argila e sal, moldadas pelo efeito do vento, da alta pressão e ausência de umidade no local. Aquelas rochas gigantes a sua volta, chegam a estalar, fazendo barulhos que, prestando atenção, todos podem ouvir. Dá medo de cair tudo na sua cabeça! Ainda mais depois que se ouve os “clek cleks”. rs



































Saímos dali e fomos direto às Cuevas de Sal. Essa foi a parte mais divertida desse nosso passeio!  rs

As Cuevas são como túneis dentro das rochas de sal. Nosso guia avisou para que deixássemos todas as nossas coisas que poderiam cair dentro do ônibus. E pegou sua lanterna. Nesse momento já dá um friozinho na barriga. Para que lanterna? Por que ir sem nada? rsrs Muito estranho! Mas fomos!




















Ele foi passando as pessoas na frente e ficou atrás com sua lanterna. Era um túnel até tranqüilo. Tínhamos que abaixar um pouco de vez em quando, mas fomos nos divertindo, vendo que nas paredes do lugar haviam pedras enormes só de sal.


E assim foi, até que chegamos numa parte que era fechada. Demos alguns passos adiante, mas tudo estava muuuuuito escuro! Então acreditamos que a pequena aventura havia terminado e começamos a voltar. E, exatamente nessa hora, o guia nos diz: Adelante!



Adelante? Não estávamos vendo saída... rs A Nina já não estava muito feliz de ter que entrar, segundo ela, naqueles “buracos escuros”. Mas Kel e eu estávamos empolgadas! Parecia coisa de Indiona Jones! hehe Fomos as primeiras a ir, seguidas da Nina e do Ronald, e o restante do grupo atrás. E aí sim, começou a aventura! Chegamos a ouvir trilha sonora! rs



O buraco se tornou muito mais apertado do que o do caminho até ali. E muito mais escuro!!! Aliás, muito mais não. Completamente escuro!!!!! Não víamos um palmo a nossa frente! A gente ia iluminando com a câmera e morrendo de rir da Nina reclamando do “buraco escuro”! hahaha Santa Maria deve ter ficado com as orelhas vermelhas de tanto que foi citada!!!!


A gente dizia para eles abaixarem. E adiantava? Dona Nininha só abaixava a cabeça e permanecia toda de pé, confiando nos seus 1,50m de altura!


Era “Ai, minha cabeça!” para cá, “Ai, meu joelho!” para lá! “Ahhh Rachel, eu te mato!” para cá, e “Ui, ui, uiii! para lá! hahaha


Seguimos uns quinze minutos assim, agachando e nos contorcendo para passar pelos mínimos espaços nas rochas, nos sentindo as mais desbravadoras do Atacama e morrendo de rir das lamúrias e reclamações do casal mais aventureiro do Brasil: Nina e Ronald!!!


E terminamos essa aventura!!!! Uhuuull!!! Kel e eu adoramos!! E os dois aliviados por verem luz, enfim! rs



Saímos dali e seguimos para a Grande Duna, que por centenas de anos foi sendo formada pela força dos ventos. Ali sim, parece aqueles desertos de filme! É lindo o lugar!


Depois fomos ao Valle de La Luna. É chamado assim porque parece com a superfície da Lua, bem irregular e com formações de sal, dando a cor branca ao lugar. Muito bonito também!










E logo em seguida, está o Anfiteatro. É uma formação rochosa muitíssimo similar a uma Anfiteatro! Lindíssima!




Nessa mesma sequência, existe um mirante de onde se vê todo o Vale de La Luna como o Anfiteatro. Um visual mais bonito que o outro!



Quando meu olho cansava de ver coisas bonitas, eu olhava para Rachel, para dar uma variada! hahahahaha (vou postar isso sem ela ver, não contem!)


Seguimos para Las tres Marias! Olha que coisa mais bonitinha! A argila, os cascalhos, o quartzo e o sal resolveram interagir com o vento e formaram As Três Marias! Que tem aproximadamente 1 milhão de anos!










E a Kel não pôde perder a chance de provar se era salgadinho mesmo. rs


E o nosso passeio continuava. Agora, Valle de La Muerte! Esse Vale é chamado assim por motivos duvidosos. Mas existem duas teorias mais conhecidas. Uma é que um padre francês, figura importante para a região há muitos anos, ao ver esse lugar achou se assemelhava a superfície do planeta Marte. E quando ele dizia isso, com sotaque francês, todos acabavam entendendo morte. E assim ficou.


Outra é que lá o vento é muito forte! É muuuito mesmo! E frio de mais! Então, antigamente, alguns viajantes que estavam passando pelo deserto e precisavam descansar a noite paravam ali. Paravam e não saíam mais, pois morriam de frio. Por isso, Vale da Morte.


Bom, sendo por essas coisas ou não, o lugar é fantástico!!!!! É de cair o queixo! Como é alto, a gente tem uma visão privilegiada! Agora, o vento... Meu Deus! É muito forte!!!!! O Ronald que o diga!!!! rs
Ele que foi o primeiro a descer do ônibus e a desbravar o Vale, sentiu como ninguém a força do vento. Todos puderam se divertir ao ver, ao longe, o boné do Ronald voando pelo vale, fazendo zigue-zague pelas montanhas. E o Ronald correndo atrás desesperado com a mãozinha para o alto!! hahahahaha! Acho que foi o melhor do Vale! Infelizmente o boné ficou de brinde para o Deserto. rs





Estava chegando ao fim nosso passeio. Para terminar com chave de ouro, o tour termina na Pedra do Coiote, admirando o pôr do sol.
























É um lugar lindo, deslumbrante! Que tem um precipício e dá para ver o deserto até horizonte, onde se esconde o sol, depois das sete da noite. Perfeito!






Para voltar para casa tivemos um pequeno probleminha: o pneu do ônibus furou! Mas tínhamos o Super Ronald, que com sua ajuda "imprescindível" não deixou o ônibus atropelar ninguém!! Reparem a cara de esforço!!! Isso é que é freiar o ônibus com vontade!!! hahaha

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário