quinta-feira, 22 de março de 2012

CARNAVAL EM MONTEVIDÉU - URUGUAI (DIA 103)

A vida na residência estava bem legal. A gente estava querendo ficar num lugar cheio de gente e ouvir bagunça, há muito tempo. E ali era o lugar perfeito. O clima jovem, alto astral e empolgante imperava! A gente ainda não conhecia ninguém direito. Só uma menina bem doidinha que falou que era uma pena não ficarmos no quarto dela, que era “o melhor”!rs Mas nem o nome dela sabíamos ainda.

Bom, quando voltávamos de Punta passamos pelo Desfile de carnaval. CARNAVAL!!!! Em pleno 27 de janeiro, o carnaval estava bombando em Montevidéu. A Estela disse que aqui eles inventam carnaval por um mês inteiro! rs Vai entender! E eu que achava que a gente que inventava carnaval demais! rs

Ficamos sabendo que iria ter outro desfile, no dia seguinte, sempre saindo da Plaza Independencia e seguindo pela Avenida 18 de Julio.


Passeamos um pouquinho pela cidade, comemos nosso pão com mortadela e iogurte de 1 litro  da marca Conaprole. Nos fartamos com as coisas dessa marca! O sorvete de dulce de leche granizado então... Nooossa! Perfeito! E tudo barato! Estávamos na Plaza Independencia assistindo ao início da concentração e dos batuques de carnaval.

Tudo estava muito parecido com o carnaval das Escolas de samba do Brasil, só que em proporção muito menor. A Av. 18 de Julio já estava fechada às 18h e cheia de cadeiras nas laterais para que o povo pudesse assistir de camarote. E ali vimos um grupo de brasileiros, com camisas de Escolas de Samba de nomes que não conhecíamos, com instrumentos, e se preparando para desfilar.

Tinha até Escola de Samba do Brasil!!!! Que doideira! rs

A agitação estava começando. Fomos para casa, nos arrumamos e voltamos por volta das 22h para assistir o desfile de carnaval uruguaio.


Quando chegamos a Av. 18 de Julio, ela estava fervendo de gente! E os desfiles já haviam começado! Meu corpo já estava sentido aquela música. Reconhecendo aqueles batuques...rs Que delíciiiia!!! Era samba mesmo!!!! Como no Brasil! Com cavaquinho, tamborim, surdo e tudo mais!!!! Baterias notas 10!!!! rs E o mais engraçado: as canções eram em português!!!




Que looouco! Como assim? Era tudo igualzinho ao nosso carnaval. Tinha comissão de frente, Mestre-sala e Porta-bandeira, passista, alas de tudo que é tipo, baianas, bateria e um carro de som com um cantor, provavelmente brasileiro, cantando em português! rsrs





 

A gente chegou a conclusão que esses desfiles de lá eram importados do Brasil. Mas compostos de uruguaios também. Porque ainda que muitas passistas uruguaias soubessem sambar, a gente sabia quando era uruguaia ou não... rsrs E o mais legal é que ninguém estava se importando com corpos esculturais, barriguinha sarada, bundinhas de pé... nada disso!!! Tinha passista de todo o jeito: gordinhas, gordonas, magrelinhas, saradas, com ou sem bunda, e com tudo balançando mesmo!!!! hahaha Estavam felizes! E estavam lindas!




Tinha samba enredo falando da Xuxa, tinha criança sambando lá no meio sonhando ser passista também, tinha de tudo!!!

 


Sendo do Brasil, do Uruguai, ou do Paraguai...rs Estava lindo! A gente estava matando a saudade do sambinha. Ai, que saudade que eu estava de ouvir aquelas músicas! De ouvir um batuque! Estava tudo lindo e muito animado! As pessoas estavam vibrantes!



 

Sambamos um pouquinho, assistimos a todas as escolas e fomos fuxicar a Fonte dos cadeados. Em plena 18 de Julio existe uma fonte que, diz a lenda, se se prende um cadeado com o nome de um casal ali, esse casal volta a Montevidéu juntos um dia novamente. Nem que seja para ver se não arrancaram ele dali. rs



Só sei que a galera quer voltar de todo jeito. O povo leva a sério a lenda! Tem desde cadeado de diário de criança até aqueles de cofre de banco, gigantes, ultra fortes, com senha e tudo!!!! Depende da vontade de estar lá de novo com o seu amor. rs

 

Mais um dia feliz! =)

2 comentários:

  1. Pensei que nem tivesse desfiles.....rsrs...do jeito q vc falou achei que não tivesse nadaaaa....bjuuu...Luuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que não tinha nada!! Depois é que descobri isso!!! rs

      Excluir