sábado, 10 de março de 2012

MENDOZA: LOS CAMINOS DEL VINO - ARGENTINA (DIA 92)

Dia 17 de janeiro, um dia importantíssimo para a humanidade: aniversário da minha Madrecita lindaaa!!!!  Parabéeens Mãe!!!! Eu tô bem!!! rsrs

Para comemorar por ela fomos conhecer as bodegas e vinícolas de Mendoza, mundialmente reconhecidas!

Bom, algumas agências no centro da cidade fazem o passeio com duração de meio dia, levando as pessoas até algumas bodegas, que ficam um pouquinho distante do centro da cidade. O passeio costuma custar uns 100 pesos argentinos por pessoa.

Nós nos informamos no balcão de informações do Terminal Rodoviário de Mendoza e o atendente, muito simpático e solícito, nos deu um mapa e explicou que podíamos ir por conta própria e percorrer as bodegas, que ficam um pouco distante uma das outras, de bicicleta. Teríamos apenas que tomar o ônibus 10 173, que faz trajeto Centro – Maipú, e descer no bairro Coquimbito, calle Urquiza.


Lá alugamos quatro bicicletas, pela empresa Mr. Hugo (http://mrhugobikes.com/). Não me lembro exatamente quanto custou, mas foi um preço bem acessível. O site dá o trajeto e muitas outras informações sobre o Camino Del Vino. Eles ainda nos deram quatro garrafinhas de água mineral para o trajeto. Agora era só seguir o mapa que a empresa dava com o Camino Del Vino e escolher nossas paradas. Nós fizemos nosso trajeto e pagamos apenas as entradas nos locais que visitamos.


Bom, tudo pronto, cada um com sua bike e a Nina na garupa de Kel, começamos o passeio.


Escolhemos como primeira atração a última bodega do circuito. Faríamos todo o caminho até o final e na volta passaríamos no Museu do Chocolate e no Museo Del Vino, que fica na bodega La rural.


Pedalamos, pedalamos e pedalamos. Quilômetros pedalados!!!! E nada da tal rua da Trapiche. Na verdade, estávamos bem longe dela ainda, quando decidimos parar para um descanso e ver o que faríamos.


O Ronald, que tinha começado bem valente sua aventura, dizendo para Kel que deixasse a Nina com ele, pois ele carregaria na sua garupa, já estava exausto, de língua pendurada! rs Naty e eu estávamos cansadas também. A Kel estava "mortinha com farofa" por levar duas de uma só vez. E a Nina estava descansada! Aproveitara tooodo o caminho, contando para Kel os detalhes da “lindas uvasss” e outras frutas que havia visto pelo caminho.



Diante do nosso esgotamento momentâneo, nossa primeira atração foi a bodega Tempus Alba, que ficava na rua em frente de onde nós paramos.




Assim que entramos na Tempus Alba, a Nina avistou uma oliveira. Para quê?? rs “Que liiiiindas as azeitooonas! Olha gente, que liiindas!!!!” hahaha O mais engraçado de tudo, é que ela se posiciona ao lado das “lindas azeitonas” e fica na pose, esperando que alguém bata a foto. hauhauahuha Quer dizer, A foto não, AS MUITAS fotos!!!! rsrs



Conseguimos desgarrar a Nina da oliveira e fomos conhecer. Lá a visita é auto-guiada. Existem quatro estações e placas nos guiando. Vamos apenas seguindo e conhecendo.



A primeira estação foi para conhecer a plantação das uvas. Que uvas lindas!!!! E tão vistosas e apetitosas! Hummm... Mas nada melhor que a Nina, com seu sotaque sul-mineirense, para descrever para vocês:


Hahahahhahaha!!!! “As zuvassssss!!!!” hahahahha!








Bom, depois fomos à plantação de azeitonas. Agora, nem perguntem por que nas vinícolas existem oliveiras. Não faço ideia!!!! rs Só sei que estavam lá! Para alegria de quem??? Um brinde para quem disse Nina!


Ela tirou foto em todas as poses, de óculos, sem óculos, mão na cintura, sentada, em pé... E ainda comeu uma azeitona! hauaha Aviso aos navegantes: as azeitonas do pé não são como as que compramos no mercado. rs Aquelas ficam em conserva. As do pé são duras e amargas, ruim para danar!!!!!! rsrs


Depois conhecemos o depósito das garrafas de vinho. E depois entramos na bodega, onde se prepara a bebida. Na verdade vimos a bodega do alto e por vidro. E têm placas com explicações de como se faz, tempo de preparo, essas coisas.






Depois da visita, a degustação! Você pode escolher o tipo de degustação, com preços variados. Nós escolhemos degustar três diferentes vinhos: de uvas, ingredientes e safras distintos. Todos deliciosos!!!!! Até o Norton do Ronald, que veio na sua mochila, rodou! Uma beleza!!!! rs







Agora nossa próxima parada era o Museu de Chocolate, que é um empreendimento familiar chamado na verdade Historias y Sabores. Saímos da Tempus Alba e voltamos a pedalar. A Kel e a Nina foram na frente. E foi aí que eu reparei um fato muito engraçado!!!! Como a Nina é bem baixinha e tinha que ficar com a perna estendida, pois a bicicleta não tinha apoio para os pés, as perninhas delas ficavam balançando, como um pêndulo! hahhahaha Que coisinha engraçada!!!!! Tivemos que filmar!!!!



Bom, reabastecidos com um vinhozinho, paramos para a sobremesa. A visita ao Historias y Sabores é uma delícia!!!! (http://www.historias-sabores.com.ar/ ) O museu é uma casa que tem plantação de uvas e outras muitas frutas. Lá, eles fazem doces e licores de praticamente tudo!  




Assistimos a um vídeo mostrando como são fabricadas todas as coisas e depois degustamos um pouquinho de cada chocolate (de uma infinidade de sabores!!!!), os doces de uma porção de frutas, e cada um escolhe um licor.


Lá tem um museu e uma lojinha com todos os produtos. A preço da visita inclui degustação. Agora não estou me lembrando quanto foi, mas acredito que tenha sido por volta de Ar$25 por pessoa.


Fechamos nosso passeio na bodega La Rural, no Museo Del Vino. A entrada é grátis, com direito a uma taça de vinho ao final da exposição. As visitas guiadas ocorrem de meia em meia hora. Os guias contam a história da família que fundou a vinícola e todo o trajeto da bodega até aqui. O vinho San Fellipe é produzido ali.





Voltamos à empresa que aluga as bicicletas e lá nos ofereceram mais um copo de vinho, para finalizar! 



Para voltar ao centro é só tomar o mesmo ônibus na rua da empresa. Voltamos para casa felizes e “borrachos”! rsrs



3 comentários:

  1. Quero um cacho de uvaaaa.....seu pai fez a festa hein....vinhosssss....e a tia Nina esta parecendo uma criançaa....rsrs..

    ResponderExcluir
  2. Oii Monique, voce era a curves neh?
    Achei seu blog coicidentemente, fui a Mendoza, voltei a apenas 2 dias... Lindo la.. Amei, e se eu tivesse lido seu blog antes eu teria ido na Bodega Rural, q pena :( passei muito perto.. Eu ue amo viajar agora vou te acompanhar.

    Bjs!!! Aproveite!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!!!!!! E aí? Td bem? Nossa, que legal voce ter encontrado o blog!!!!Mendoza é linda mesmo!!!! Fiquei feliz com seu comentário!!! Beijooos!!!

      Excluir