terça-feira, 17 de abril de 2012

FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE - DURAZNO - URUGUAI (DIA 109)

Acordamos e fomos logo para a casa da senhora Morales. Quando chegamos, ela já estava nos esperando com café da manhã!!! Ebaaaaaa!!! Comemos, conversamos um pouquinho e dormimos mais!

Um pouco mais tarde, como a Monique ainda estava com sono, deixei ela dormindo e fui para a lan house que tem ali quase do lado para atualizar o blog (por favor, não briguem com a gente pela demora!! rs). Aproveitei para entrar no facebook rapidinho e vi que a Nadia havia comentado uma foto, perguntando onde era. Respondi onde era, mas disse que não estávamos ali, que a foto era antiga. E, então, disse que nós estávamos em Durazno. E ela escreveu:

- Durazno? En Uruguay?!?!

- Sí, exacto!!! - respondi.

E, para a nossa alegria, ela disse:

- También estoy aquí, boludaaaaaa!!!! Quiero encontrarlas!!!

Gente!!! Que notícia perfeitaaaaaaaaaaaaa!!! E que mundo pequeno!!! Combinamos de nos encontrar (ela estava a três quadras de onde estávamos!!!) e fui chamar a Monique (e mais uma vez não pude atualizar o blog!! rs)!!!

O reencontro foi super divertido! Nenhuma de nós estava acreditando no que tinha acontecido! Saímos da mesma casa, no mesmo dia, mas sem saber que íamos para a mesma cidade!!! Ahahahahahaa!!! E foi ali que conhecemos a Emilia, amiga da Nadia: um amor de pessoa e super engraçada!!! rs

Ficamos um bom tempo ali na praça. Tomando mate, conversando e rindo, claro!!! Monique, que nunca tinha experimentado mate, quase queimou a língua!!! Devia ter queimado!! Para ver se falava menos bobagem!!! Ahahahahaaaa!!!



Depois de muitos papos, demos uma volta pela cidade, já que a Emilia se ofereceu para nos apresentar todo o centro!!! E, então, já de noite, fomos nos arrumar para o festival. Tentaríamos nos encontrar de novo lá!!!

Nós fomos tentar ir de ônibus, porque tinham dito que havia ônibus regulares para o evento. Perguntamos onde era o ponto e qual era o ônibus e ficamos ali esperando. Só que esperamos, esperamos e nada de passar unzinho sequer. Então quando passou um casal ali onde a gente estava, fomos nos informar. Nisso, acabamos pegando numa conversa e eles se ofereceram para nos levar de carro. Genteeeeeeeee!! Vocês entenderam??? Um senhor e uma senhora, que não iam para o festival, nem nos conheciam, se ofereceram para nos levar de carro até lá!!! Bem, são por essas coisas que eu sempre falo bem do Uruguai!!! Nunca vi tanta gente tão amável e prestativa junto!! Claro que não aceitamos! Não íamos dar esse trabalho para eles!! Mas eles insistiram!!

- No tengas miedo, hija! - me disse a senhora.

- No, no es miedo, sólo no quiero molestarlos!!! - respondi.

No final das contas, acabamos indo até a casa deles, que ficava ali por perto, e eles nos levaram ao festival de carro!!! Realmente não tenho palavras para dizer o quanto me senti grata. É muito bom saber que há gente no mundo disposta a ajudar sem esperar nada em troca!

Compramos nossos ingressos e entramos. O ingresso, que valia apenas para esse dia, custou 80 pesos uruguaios para cada (cerca de R$8) e havia desconto para quem fosse ao festival nos três dias (pagava-se 200 pesos uruguaios para os três dias).


Lá dentro, demos uma volta para conhecer o lugar (que era muuuuuito grande!). Estava tudo bem movimentado e tinha gente de todas as idades!!! O evento realmente trazia gente de todo o país!!! Cheias de fome, fomos comer alguma coisa!!!


Também fomos beber alguma coisa, é claroooo!!! rs


No copo, cabia um litro de cervejaaaa!!!


Depois que a Monique bebeu a cerveja toda (olhem! a prova está na foto abaixo! ahahahuahuaha!!), começaram os fogos!!! Lindos, lindos, lindos!!!


Depois dos fogos, fomos dar outra volta e, do nada, encontramos as meninaaaaaaaaaas!!!! EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Além da Nadia e da Emilia, estava também a Carolina, super gente boa!!! Aliás, parece que todos ali em Durazno eram sempre muitooooo gente boaaaa!!!!



Não só foi divertidíssimo falar muitas bobeiras e dançar com elas, como também apareceram vááárias figuras querendo dançar com a gente!!! rs Acho que é porque o pessoal todo lá não dançava. Acreditem se quiser, todo mundo assistia ao show sentado na grama, tomando mate!!! rs Se fosse no Brasil, já estava todo mundo grudado na beira do palco, pulando!!! Ahaauhauauahaa!!! Quando a gente começou a dançar, todo mundo ficou olhando, óbvioooo!! Mas a gente não estava nem aí!! Estávamos felizes demais para nos preocuparmos com isso e, além do mais, todos eram bem-vindos na nossa dança!!! rs








Quando acabou o show no palco principal, muita gente foi embora, mas os jovens, em geral, foram para uma outra parte do evento que ficava mais afastada e que ia até bem mais tarde, chamada Rancho. E nós fomos também, clarooo!!! Afinal não é todo dia que temos a oportunidade de estar em um super festival com tanta gente tão bacana e divertida!!!


Foi o máximoooo!!! Várias músicas brasileiras em versões em castellano!!! Muito engraçado!!! Já ouviram a versão do "nossa, nossa, assim você me mata" em espanhol??? Não?!?!?! Então, vocês estão por fora!!! rs Ay si te agarro, ay ay si yo te agarro!! AHAuhUAHuhuaaa!!!

O local tinha um estilo bem rústico e praticamente só tocava esse tipo de música. Mas, no que diz respeito a esse tipo, tinha de tudo lá!!! Victor e Léo, Grupo Tradição, Michel Teló, Gustavo Lima... Tudo em espanhol!!! Às vezes até parecia que eu estava num Chão Selvagem com tecla SAP!!! Aahahahhaaa!!! Claro, tinham também as músicas originalmente uruguaias e algumas cantadas em português mesmo!!! Um sucesso só!!! AuAhUHauHuAhUHAuA!!!!




Por fim, voltamos para casa caminhando e cantando às 7 da manhã!!!


Deixo vocês agora com o hit mais tocado durante a nossa viagem!!! Aproveitem!!! rs


2 comentários:

  1. Essa é boa!!! Fala pro casal uruguaio que não quer incomodar com a carona e depois ainda vão pra casa deles e pegam a carona... Pq não pediram pra eles irem buscar vcs???

    ResponderExcluir
  2. Fica gritando aí na rua de manhã mesmo que você vai arrumar um jeito de ser deportada!!! Tá achando que está no Brasil??? :P

    ResponderExcluir