sexta-feira, 20 de abril de 2012

FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE - DURAZNO - URUGUAI (DIA 110)

Durazno estava uma festa. Não só pelo festival, mas também pela quantidade de pessoas que conhecemos lá e pela quantidade de coisas que fizemos! Coisas que renovaram o espírito!!! A primeira delas, depois da super noite anterior, foi ir à praia. Pois é. Durazno não fica no litoral, mas tem praia. De rio!!! Uma gostosura só!!! Perto do rio, tem uma área enorme para quem quer acampar e, pelo que vi, tem uma estrutura bastante boa. Muitas das pessoas que estavam em Durazno pelo festival, acamparam ali e puderam economizar uma boa grana com hospedagem em hotéis ou pousadas.


Como não era tão pertinho, nós fomos para lá de carro (levamos uns 10 minutos) com a Emilia, a Nadia e a irmã da Emilia, a Romi. Gente, adorei a Romi!!!! Como eu já disse milhares de vezes, todos em Durazno foram encantadores e não houve excessão com ela! Muito pelo contrário, adorei o jeito animado e competitivo da Romi, que sempre estava empolgada em todas as disputas!!! Nosso time (que era muito bom!!! ahahahaha!!), na queimada, até deixou o dela vencer para que eles não ficassem tristes!! AhuHUAhuHAUau!!!


Nadamos no rio. A água estava perfeitaaaaaaaaaaaa!!! O maior calorzão e aquela água fresquinha na medida certa!!! Ai que saudades desse momento!!! Depois chegou mais um pessoal, que incluía o irmão e o namorado da Romi e a Josi, uma amiga da Emilia. Só gente maneira, gente que você quer que esteja do seu lado o tempo todo, vocês me entendem?


Ali, jogamos um jogo de muito movimento com uma varetinha no círculo (que eu não conhecia!) e que eu adoreeeeei!!! Muitas risadas!!! E depois de algum tempo, voltamos para casa, afinal ainda tínhamos uma longa noite pela frente... Novamente no festivaaaaaal!!! Uhuuuuuuuullll!!!


Já no caminho, conhecemos a Márcia e o namorado (nem preciso dizer o que penso deles, né? demaaaaisss!!)!!! Todos falantes, fomos conversando até lá!!! Assunto era o que não faltava!!! rs No sábado, o lugar estava muuuuito mais cheio!!! Gente para todos os lados e, mesmo com muito espaço (era bem maior que um campo de futebol), parecia tudo apertadinho!!!


A primeira coisa foi rir do pessoal que se arriscava no touro mecânico!!! Vocês tinham que ver as caras!!! rs


Compramos cerveja, algodão doce e fomos fazer a festa!!! rs











Nesse dia, assistimos ao show todos sentados, incorporando a cultura local!!! rs E, quando acabou, fomos para o Rancho, por supuesto!!! rs


Nem preciso falar da animação, né? Estava tudo lotado, todo mundo dançando e curtindo bons momentos! A música, do mesmo jeito que no dia anterior, com muito ritmo sertanejo em espanhol!!! Todos conversavam com todos!!! Estava realmente com um clima muito bom!!!





Chegou uma hora, que a gente conhecia tanta gente, que eu estava quase me sentindo uma uruguaia!!! Tudo o que eu falava em espanhol, todo mundo entendia; tudo o que eles falavam, eu entendia; estava maravilhoso!!! Era só gente passando e falando com a gente e sempre vinha alguém perguntando "Ah, ustedes son las brasileras??"!!! Quem a gente conhecia, conhecia mais gente, que conhecia mais gente e, dessa forma, estávamos conhecendo quase a festa inteira!!! rs




Brincávamos com todo mundo, xingávamos o time deles, dizíamos que o Botafogo era melhor!!! Auahuahuaa!!! Até que um dos caras lá começou a falar mal do Botafogo e aí apelamos, cantando a música que tínhamos aprendido no Estadio del Centenario: "Y dale, dale, dale PE - PEÑAROL!!!". Isso porque ele torcia pelo Nacional, o principal rival do Peñarol!! Muita gente da festa começou a pular e cantar com a gente!!! Auahauahuaha!!! Divertidíssimo!!!


Teve uma hora que acabou a grana de todo mundo para comprar cerveja (inclusive a nossa! rs) e, podem acreditar, eu comecei a fazer vaquinha!! HHAuHUAhUHAuaaa!!! Saí gritando e pedindo dinheiro para todo mundo para comprar mais!! Cada um deu o pouco que tinha (inclusive pessoas que tinham acabado de chegar ali ou que nem sequer tinham conversado com a gente toda a noite! rs) e, assim, compramos mais cerveja para todo mundoooo!!! E todos, que já estavam extremamente felizes, ficaram ainda mais com aquele momento de partilha!!! Quem pôde, colaborou e todos beberam juntos, até quem não tinha mais um centavo para ajudar!!! Ahahaahaha!!! E, por mais que tenha sido um momento de festa, talvez até com um conhecimento mútuo superficial entre todos ali, foi um momento que me marcou!!! Ninguém disse não, ninguém fechou a cara, ninguém interpretou mal a situação. Todos levaram na brincadeira e, juntos, saíram  ganhando!!!


Nunca imaginei que, a partir de uma pessoazinha só, eu poderia me divertir tanto entre tanta gente feliz!!! Nadia, muito obrigada pela sua amizade e por todas as coisas maravilhosas que aconteceram a partir dela!!! Que, um dia, possamos reviver todos esses momentos uma vez mais!!!


2 comentários:

  1. Ei....... parceira. quero continuar mantendo contato apesar da sua aventura internacional e quando eu for fazer o mesmo quero dicas e mais detalhes do que já li. Tem aventuras para um livro nesse blog. Quero mais postagens...........
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é parceiro!!! rs Vá mesmo, hein!!! Divirta-se!!! ;) beijo!

      Excluir