domingo, 6 de maio de 2012

ROSÁRIO - ARGENTINA (DIA 113)

Chegamos em Rosário por volta de 13h, no Terminal de Omnibus Rosario. Pegamos nosso mapa no balcão de informação turística e fomos tomar o ônibus para o bairro Granadero Baigorria, onde a Agustina estava aguardando por nós.


Descobrimos que esse bairro, na realidade, não fica na cidade de Rosário. Mas na cidade de mesmo nome do bairro, que é coladinha à cidade que fomos conhecer.


Tomamos o ônibus Expresso, no qual o preço da passagem varia de acordo com o lugar para onde você vai. Para saber os preços dos ônibus, basta perguntar no balcão de informação turística da rodoviária. A galera é super solícita.


Chegamos à casa da Agustina e ela já anunciou que tínhamos programação para a noite. Obaa! Um encontro de couchsurfers no bar, o Chamuyero.

Antes de contar, preciso explicar para vocês como é que fomos parar na casa dela, né? rs

Existe um site chamado Couchsurfing (www.couchsurfing.com) em que as pessoas que gostam de viajar e estar em contato com o mundo e suas milhares de culturas fazem um perfil com seus dados. Ali elas se pré-dispõem a receber alguém em sua casa - oferecendo uma vaguinha no seu “sofá” para que viajantes de toda parte do mundo possam dormir -, ou ser recebida na casa de outras pessoas, ou apenas sair para apresentar sua cidade para o viajante ou para tomar alguma coisa, ou, enfim, tudo isso junto!!! rs


É uma forma de fazer amigos de toda a parte do mundo, de mostrar o que sua cidade tem de melhor, de entender e conviver com alguém que mora no lugar onde está indo visitar, de vivenciar a cultura do lugar, sem a superficialidade dos “pacotes turísticos” e das comidas de restaurantes, que nem sempre representam o que os nativos realmente comem. O melhor de tudo: sem pagar nada! Vivenciar isso tudo pela experiência, pela onda, pela energia que se troca com tantas pessoas boas que têm pelo mundo!  É perfeito!!

Então, conhecemos a Agustina assim, pedindo um lugarzinho no sofá dela para dormirmos por uns dias. E ela, muito gentil, nos concedeu. Experimentamos a primeira vez o Couch aqui no Brasil e a experiência foi maravilhosa!!!! Conhecemos pessoas incríveis!

Agora era a hora da Argentina. Bom, agora está explicado! rs

Fomos passear um pouco, almoçar e conhecer o Rio Paraná. Lá encontramos o restaurante Guaratuba, com um “prato feito” bem gostoso, na beira do rio e uma atendente meeeega gente boa!!! A Abigail nos atendeu super bem, mas o papo longo começou quando ela perguntou: “Sabe aquela música..Ai, se te pego!, o que ela canta é mossa ou nossa?” hauhauha Que pergunta, né!!! Daí em diante, o papo fluiu! O restaurante quase fechado já e a gente lá, altos papos! E ela vinha para o Rio dali a cinco dias e estava super feliz de conhecer a gente! Rolou sintonia!!! 



Doidinha toda a vida, é uma das pessoas que vão ficar marcadas na viagem. É uma pena não termos tirado nem uma fotinho com ela.


Depois dali já estávamos em cima da hora de nos arrumarmos para nossa nightzinha Rosarina.


O bar Chamuyero fica bem no centro de Rosário, na Av. Sarmiento. A palavra chamuyero significa o cara que tem lábia, paquerador, mentiroso, que sabe flertar! haha Sabe dar a ideia certa nas menininhas! rs E o que tem de argentino chamuyero... rs A disputa com brasileiro é acirrada! rs


O bar tem um ambiente legal. Cada dia da semana tem uma aula de dança diferente, numa determinada hora. E depois a pista fica liberada para dançarmos o ritmo. Nesse dia teria Zamba (não é samba!!!  Como eu imaginei...rs) e Salsa.

Lá estava combinado um encontro com alguns couchsurfers, uma galera que faz curso de idiomas, e pessoas que falam outros idiomas que não o espanhol e querem papear. Formamos ali a “mesa de idiomas”! Tinha gente de tudo que é canto! Estadunidense, israelense, francês, alemão, uma hondurenha e até uma cingapuriana!!! 


Foi ótimo conversar em espanhol, tentar falar o inglês, e conversar em português com dois argentinos que estavam aprendendo português. Não é legal saber que alguém faz curso para aprender o seu idioma??!!! rs Eu adorei!

continua... rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário